A forma de atendimento aos clientes já vem mudando de forma muito rápida nos últimos tempos. A pressão tecnológica pela informação em tempo real já era uma realidade presente nas decisões empresariais e a busca de novas metodologias e tecnologias para agir de forma eficiente no gerenciamento de seus negócios.
Diante de uma ameaça externa não prevista (covid-19) que forçou uma parada brusca na maior parte dos seguimentos produtivos e na sociedade, como nas áreas de serviços, indústrias e principalmente no comercio de varejo, deixou grande parte dos meios de negócios com muitas incertezas sobre sua retomada, continuidade e futuro.
No entanto é de fácil percepção e senso comum que o domínio de tecnologias digitais ponte de comunicação entre seus negócios e os clientes e do relacionamento entre colaboradores da organização permitindo à algumas corporações manter e até mesmo expandir seus negócios em meio a crise de paralização.
O sucesso e o uso dessas formas de organizar na força de trabalho, embora ajustada de forma intempestiva pela necessidade, acabou se tornando uma descoberta para muitas organizações que já as consideram com uma mudança como algo que veio para ficar.
Nesse sentido, reforça-se a necessidade da transformação tecnológica nas áreas operacionais. Anteriormente ainda se podia, em virtude do privilegio da acessibilidade física, desconsiderar as vantagens do uso de dispositivos mais precisos para coleta, apontamento e transmissão de dados das áreas operacionais para o time de gestão.
Avaliando o comportamento e resultados de algumas corporações que menos sofreram queda de produtividade nesse período ou até mesmo observaram melhorias em seu desempenho, destacam-se aquelas que ao longo do tempo foram evoluíram suas plataformas de comunicação e coleta de dados e aprimoraram suas práticas de operacionais com informação mais precisas e efetivas para a análise e tomada de decisão.
Em resumo, mudanças reais estão a nossa porta, cabe-nos compreende-las e nos adequarmos aos novos tempos, com sabedoria e certamente bom uso da tecnologia.